top of page
de Otero-Sophia-2 cortado2.jpg

BIOGRAFIA

A meio-soprano brasileira foi aprovada aos 16 anos em primeiro lugar no exame de admissão para o Bacharelado em Canto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde iniciou os estudos aos 17 anos de idade. Durante este tempo participou de diversos Masterclasses de Lied, ópera e música barroca com artistas renomados tais como Prof. Mitsuko Shirai, Maria Venutti, Fabio Centanni e Karine Serafin, entre outros. Ainda jovem ela realizou as primeiras aparições no palco em papéis como Siébel(Faust), Dorabella(Così fan Tutte), Sorceress(Dido and Aeneas). Sua estréia no palco foi como Kate, na ópera Madama Butterfly, de Puccini, no Theatro Municipal de Niterói(RJ). 

​

Paralelamente aos estudos cantou em diversos concertos e Masterclasses como solista na Orquestra Barroca da UniRio (OBU), sob orientação da Prof. Dra. Laura Tausz Rónai. 


Aos 19 anos de idade foi recebeu uma bolsa de estudos para cantar a Paixão Segundo São João de J.S. Bach na Internationale Bachakademie Stuttgart como integrante da JSB Ensemble, sob a batuta do maestro Helmuth Rilling, um dos mais importantes especialistas da música de J.S. Bach.

​

Aos 22 foi selecionada para o Bacharelado em Canto na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart (Escola Superior de Música e Artes Cênicas em Stuttgart), onde estudou inicialmente com o tenor mexicano Prof. KS Francisco Araiza, e após sua aposentadoria, com a Prof. Turid Karlsen. No Ano de 2015 foi premiada em primeiro lugar no concurso internacional Karl-Adler Jugend Musikwettbewerb. Em seguida foi aprovada no Mestrado em Ópera da Opernschule em Stuttgart, onde se formou na classe da Prof. Gundula Schneider.
Bolsas de estudo da Oscar e Vera Ritter - Stiftung, Richard Wagner Verband, da Internationale Chorakademie Lübeck, e finalmente da Kärcher Stiftung possibilitaram a conclusão de seus estudos.


Na Alemanha cantou em  diversas produções como Carmen de Bizet, Rigoletto de Verdi e A Flauta Mágica, de Mozart. Sua estréia foi como a astrônoma Stella, na ópera moderna What Next?, de Elliot Carter com libretto de Paul Griffith, em montagem no Wilhelma Theater, em Stuttgart. No extenso repertório trabalhado cênica e musicalmente em seu mestrado contam excertos de I Capuletti ed i Montechi, Carmen, La Cenerentola, Hänsel und Gretel, entre outras obras.


Paralelamente aos estudos nunca deixou de investir no repertório de música de câmara e música sacra, e também na Alemanha realizou Masterclasses com pedagogos de renome como Margreet Honig (Holanda), Ingeborg Danz(Alemanha) e Malcom Walker(Paris).

Deutsch
BR: About
bottom of page